MENU
Bateria da Escola de Samba

Guia do Carnaval do Rio

Bateria da Escola de Samba

O coração da escola é a bateria, um grupo de 250 a 300 percussionistas que produzem energia e determinam o ritmo da evolução pelos 75 minutos que dura a apresentação, no Grupo Especial. Os componentes desfilam junto ao carro de som, que traz os intérpretes cantando o samba-enredo.

Bateria da União da Ilha  levou atabaques para a Avenida em 2017

Costumam fazer parte da bateria instrumentos como o surdo de primeira - responsável pela marcação principal do samba; o surdo de segunda e o surdo de terceira; repique, caixa de guerra, chocalho, tamborim, cuíca, agogô, reco-reco e prato. Cada escola faz variações nessa composição, sendo vedados instrumentos de sopro.

Um fator crucial na avenida é a organização para entrada no recuo, organizada pelo mestre de bateria, que coordena o ritmo para que os músicos sigam o compasso e não deixem "buracos" no desfile enquanto fazem a curva para a área reservada.

O orgulho da bateria é um ingrediente extra para empolgação dos integrantes da escola. É por isso que várias delas ganham apelidos ou “nomes de guerra” como A Invocada (Grande Rio),  Furiosa (Salgueiro), Surdo Um (Mangueira) e Não Existe Mais Quente (Mocidade). A Bateria também é um quesito em julgamento.